O Livro

    O cuidado com a culinária e o prazer em servir pratos da sua terra fizeram com que Dona Henriqueta se enveredasse pela literatura. E não demorou para surgir nas livrarias "Cozinhar é preciso"!

    O livro, que além de receitas descreve os sabores e aromas da tradicional gastronomia de Portugal, traz a história de vida de uma imigrante portuguesa que chegou ao Brasil depois de uma desilusão amorosa, mas que acabou encontrando novamente a felicidade. Aqui ela casou, teve dois filhos, abriu um restaurante com o marido e, de uma hora para outra, precisou assumir o comando da cozinha.

    Com prefácio da jornalista Sandra Moreyra e fotos de Alexander Landau, "Cozinhar é preciso" conta com a história e as receitas portuguesas de Henriqueta Henriques e da Gruta de Santo Antônio, e está na sua 4ª edição, nas livrarias de todo o Brasil pela Editora SENAC Rio.

    As receitas do livro estão divididas em quatro partes. Na primeira, "Receitas da aldeia", Dona Henriqueta ensina os segredos e sabores de sua infância, passada em Montes de Alcobaça, na região da Estremadura, no centro de Portugal. Nas entrelinhas, o coelho guisado com ervilhas, ensinado pela mãe, que também se chamava Henriqueta, e o pão saloio, que faz sucesso sempre quentinho, como entrada na Gruta de Santo Antônio.

    Na segunda parte em "Receitas de Lisboa", detalhes de alguns dos pratos que aprendeu com a irmã Laura na época em que fazia curso de modelista e não tinha apreço pela cozinha. Henriqueta conta os truques do bacalhau com natas, da língua estufada e do arroz-doce.

    "As primeiras receitas" da gruta compõem a terceira parte do livro, com o tradicional bolinho de bacalhau e do bacalhau à lagareira com batatas ao murro, um dos pratos mais pedidos na Gruta de Santo Antônio.

    Na última parte, "Receitas tradicionais e contemporâneas", onde está o toque da nova geração com o toque mágico e particular do chef e sommelier Alexandre Henriques, filho mais velho que passa a pilotar o fogão e busca a inspiração mediterrânea para criar novas receitas, como a do bacalhau à Gruta de Santo Antônio.

    Com mais de 14.000 mil exemplares vendidos e partindo para sua quinta edição, o livro foi vencedor do "GOURMAND WORL COOKBOOK" nas categorias BEST FIRST COOKBOOK e BEST WOMAN CHEF COOKBOOK.


Encontre nosso livro no Bomdfaro clicando aqui