A Gruta

Inaugurado no bucólico bairro da Ponta da Areia, no fim dos anos 70, pelo português Agostinho, o restaurante Gruta de Santo Antônio é conduzido hoje por Henriqueta Henriques, viúva do fundador, junto com seus dois filhos Alexandre e Marcelo Henriques.

Quem entra logo descobre que está em uma casa portuguesa, já que a tradição permanece com pratos portugueses ornamentando as paredes e a atmosfera caseira. Os quitutes são elaborados pessoalmente pela matriarca, Dona Henriqueta Henriques que hoje tem ao seu lado o filho Alexandre Henriques, trazendo as novidades da Cozinha Mediterrânea e o primor na seleção dos vinhos para a Adega Climatizada (320 rótulos e mais de 3000 garrafas, entre eles os melhores vinhos portugueses) que compõem o cardápio. A casa conta com os mais tradicionais doces portugueses, verdadeiro sucesso entre os clientes.

Entre os pratos do cardápio estão: o bacalhau a lagareira (lombo assado no azeite extra virgem, com molho de cebolas, azeite extra virgem, alho e servido com batatas ao murro) e o bacalhau Gruta de Santo Antônio (lombo do peixe cozido, servido com batatas, ovos, cebolas, brócolis, camarões e alho frito).

A Gruta de Santo Antônio ao longo destes anos vem conquistando diversas premiações de destaque no mundo da gastronomia. Entre elas, na revista Época nos anos de 2013 e 2014, como melhor restaurante Português onde se consagrou sagrou-se como "OS NOVOS ÍCONES DO RIO DE JANEIRO" e na premiação Água na Boca do Jornal O Globo onde pelo 5º ano consecutivo (2014) foi vencedor na categoria melhor restaurante de frutos do mar e pela primeira vez em 2013 como melhor restaurante da cidade de Niterói.

Desfrutem da nossa gastronomia... Uma casa portuguesa com certeza!!!